Menu
Fechar

Tratamento de canal: quando devo fazer?

O tratamento de canal é indicado para remover inflamações e infecções encontradas nos nervos dos dentes.

O primeiro pensamento que nos vem à mente quando pensamos em tratamento de canal é sempre o mesmo: dor! Mas você sabia que podemos evitar esse estágio do tratamento? Quanto antes percebermos a existência de inflamação nos dentes mais fácil e menos doloroso será o tratamento, e por isso é tão importante manter a saúde bucal sempre em dia.

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal é realizado quando os nervos (polpa) dos dentes estão inflamados ou infeccionados, seja por conta de um agravamento de cárie não tratada ou trauma, como um dente quebrado, por exemplo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas irão depender do grau da infecção dos dentes, podendo ser mediana até aguda. As bactérias existentes na inflamação podem causar edema facial (inchaço) e até mesmo endocardite bacteriana, que ocorre quando a bactéria se aloja no coração após circular pelo sangue. As principais manifestações da inflamação/infecção no dente são: dor pulsátil que pode durar horas, hipersensibilidade (frio e quente), inchaço das gengivas e degradação visível nos dentes.

Como é o tratamento?

O tratamento é realizado em 4 etapas: primeiro é aplicada a anestesia local, e então, o profissional começa a fazer a remoção do tecido (polpa) inflamado/infeccionado e desinfectado para finalizar com a obturação para selar os canais abertos.

E o pós-tratamento?

É importante lembrar que é essencial que o paciente receba uma restauração no dente tratado, para que o dente não infeccione novamente. Em algumas ocasiões o dente ainda pode demonstrar sensibilidade, que irá desaparecer ao decorrer do tempo. Para reduzir a dor, os médicos também podem receitar remédios para analgesia.

Posso prevenir a inflamação/infecção?

Neste caso, não há erros! A única prevenção para que você não precise passar pelo tratamento de canal é cuidar diariamente de sua saúde bucal. É recomendado que se utilize cremes dentais que façam uma limpeza profunda para realizar a higiene corretamente, sem esquecer do maior aliado da escovação: o fio dental! Se possível, visite seu dentista a cada 6 meses para que nenhum problema seja detectado tarde demais.

Os planos da Dental Uni oferecem total segurança e comodidade na hora de realizar o seu tratamento de canal!

Para consultar todas as coberturas e mais detalhes clique aqui!

Compartilhe este Post!