Menu
Fechar

Confira as vantagens que a odontologia digital tem para os dentistas!

A tecnologia transformou a forma como vivemos, interagimos, pesquisamos, trabalhamos e estudamos. Nos últimos meses, o processo de inovação se acelerou e a tendência é que todos os setores se adequem a isso e utilizem ainda mais a tecnologia em seus processos.

Quem não utilizar os benefícios do digital para se destacar no mercado pode ficar para trás. E na odontologia a realidade não é diferente. A odontologia digital surgiu para mudar a forma de atendimento aos pacientes e para transformar o fluxo de trabalho nas clínicas odontológicas.

Mas afinal, o que é a odontologia digital?

É a utilização de equipamentos inovadores e recursos tecnológicos para otimizar a rotina do seu consultório, economizando tempo e trazendo mais satisfação para o seu paciente!

Utiliza-se dessa tecnologia para diagnóstico, planejamento e tratamento odontológico. Envolve o uso de scanners, impressoras 3D, fresadoras, softwares e aplicativos de planejamento.

Tudo isso é feito por meio dos processos de CAD (Computer Aided Design) que em português se refere à criação e desenho por computador, e CAM (Computer Aided Milling) que se refere à produção realizada por computador.

Essas tecnologias possibilitam aos dentistas realizar o escaneamento da boca do paciente por meio de um scanner intraoral, planejar o tratamento por meio de softwares de planejamento e produzir aparelhos e próteses utilizando a tecnologia CAD-CAM. Assim, é possível garantir um tratamento rápido e assertivo para os pacientes.

Quais são as vantagens da odontologia digital?

Previsibilidade e assertividade no tratamento

Tanto o dentista quanto o paciente terão uma prévia do procedimento a ser realizado, o que facilita atingir sucesso no tratamento e superar as expectativas em relação ao resultado.

Conforto para o paciente

Com o uso de equipamentos como o scanner intraoral, é possível digitalizar a arcada dentária do paciente, evitando o método clássico de moldagem com alginato e outros materiais que causam bastante desconforto.

Rapidez no fluxo de trabalho e economia de tempo

Permite o envio da moldagem digital diretamente ao laboratório protético para confecção de próteses e, diretamente aos fabricantes no caso de alinhadores, acelerando o processo de produção e fabricação, respectivamente.

Facilita a comunicação do dentista com o paciente

O uso da odontologia digital ajuda a evitar falhas de comunicação e expectativas frustradas no consultório. Existem softwares de planejamento como o Smile Design da 3Shape, que permitem que o paciente visualize com antecedência o resultado do sorriso.

Ajuda você ficar à frente dos seus concorrentes no mercado

Sem dúvidas o uso da tecnologia no consultório odontológico chama atenção dos pacientes, sendo essa também uma ferramenta de marketing para atrair mais pessoas e para proporcionar cada vez mais uma experiência única de atendimento.

Compartilhe este Post!