Saúde bucal das crianças

Conheça os problemas mais comuns!

A saúde dos filhos é sempre uma prioridade para os pais e por isso, mesmo na infância, é bom ficar de olho em alguns sinais para evitar que seu filho tenha algum dos problemas dentários mais comuns da infância.

Cáries e placa bacteriana

Em crianças, as cáries são muito comuns por diversos motivos. O acúmulo de placa bacteriana é normal, devido às dificuldades na hora de escovar os dentes e de fazer a higienização completa. O consumo muitas vezes excessivo de doces e alimentos com alta concentração de açúcar também colabora para as chances de que esse acúmulo de placa bacteriana evolua para uma cárie.

Um dos sintomas de cáries em crianças é a aparição de manchas brancas e opacas nos dentes, principalmente perto da gengiva. Mesmo tratando-se de dentes de leite, é importante ficar de olho nas cáries e tratá-las o quanto antes, não só pela dor que podem causar à criança, como para evitar a necessidade de tratamentos mais complexos, como o tratamento de canal.

Crianças estão vulneráveis às cáries desde o momento em que nascem os primeiros dentes. Estima-se que quase dois terços das crianças até três anos sofram das chamadas  “cáries de mamadeira”. Por isso é muito importante fazer a higienização desde esse momento, primeiramente com uma dedeira e logo já com uma escova de dentes específica a partir do nascimento dos primeiros molares.

Fluorose

Para prevenir as cáries, o uso de cremes dentais com flúor é recomendado, já que o flúor atua na remineralização do esmalte dentário. Mas é importante tomar cuidado, já que o flúor está presente também na água encanada da maioria das cidades e em uma série de alimentos e produtos do dia-a-dia também.

O problema é que o excesso de flúor é o que causa outro problema muito comum na infância, que é a fluorose dentária. A fluorose é caracterizada pela aparição de manchas brancas ou marrons nos dentes e acontece geralmente no momento da transição para os dentes permanentes, que já nascem manchados. A única forma de se livrar de vez das manchas da fluorose dentária é através de tratamentos de clareamento, por isso é importante ficar de olho e evitá-la antes de chegar a esse ponto.

Perda precoce dos dentes

Outro problema dentário muito comum nas crianças é a perda precoce dos dentes de leite. Embora não pareça algo tão grave, a perda dos dentes antes da hora pode fazer com que a criança fique muito tempo sem um dente até que o permanente nasça. Isso pode fazer com que a boca e seus movimentos, como a mastigação, não funcionem da forma programada e por isso os dentes fiquem tortos ou desalinhados.

Dentes desalinhados e má oclusão

Além de dentes tortos ou desalinhados, os problemas de encaixe dos dentes ou má oclusão também são muito comuns na infância. Mordida profunda, mordida cruzada e mordida aberta são alguns dos tipos de má oclusão e o tratamento mais utilizado para corrigi-los é o uso da ortodontia, por meio dos diferentes tipos de aparelho  disponíveis.

Para prevenir problemas graves durante a infância é muito importante ensinar e incentivar os mais novos a fazerem a correta higienização dos dentes e da boca e também visitar o dentista periodicamente desde os primeiros anos para avaliar e prevenir problemas ainda maiores no futuro.