Placa bacteriana

Entenda como ela é formada

Você sabe o que é placa bacteriana? Vamos contar tudo que precisa saber sobre ela: como é formada, quais as formas de evitá-la e tratá-la, sua aparência, de que modo identificá-la e o que ela pode fazer com a sua saúde bucal.

A placa, também chamada de biofilme dental, é uma das principais causas de problemas na saúde bucal. Pode causar cáries, doenças periodontais como gengivite e periodontite, mau hálito, sensibilidade e até perda de elementos dentários. Acompanhe o texto e confira mais sobre o tema!

O que é placa bacteriana?

Consiste em uma película pegajosa incolor, mas, às vezes, amarelada. Encontrada na superfície dos dentes, raramente é percebida, devido à rápida formação. Sua detecção é mais fácil pela manhã, quando nossa boca fica sem higienização por um longo período.

É constituída por saliva, restos alimentares e, como o próprio nome diz, bactérias. Os microrganismos encontrados nela nem sempre são maléficos, pois vivem em harmonia com a nossa cavidade bucal. O problema é o excesso.

Quando acontece o acúmulo de saliva, restos alimentares e microrganismos, o ambiente se torna propício à fixação e multiplicação das bactérias. Então, podem acontecer duas coisas: pela ação da saliva, essa massa se solidifica e forma o cálculo dentário ou as bactérias cariosas utilizam o carboidrato dos alimentos e produzem ácido lático, que deteriora o esmalte dos dentes originando a cárie.

Como ela é formada?

O organismo humano apresenta aproximadamente 100 trilhões de bactérias presentes em todas as partes do corpo, a maioria dessas bactérias costumam viver em harmonia conosco, são as chamadas bactérias “benéficas”. No entanto, quando o ambiente é favorável, com nutrientes à disposição e umidade ótima, a reprodução desses microrganismos é acelerada, o que pode causar um desequilíbrio no organismo e facilitar a chegada e aderência de novas bactérias não tão benéficas.

Basicamente, é o que acontece com a falta de escovação ou com a realização incorreta desse procedimento (muitos pacientes fazem a escovação 3 vezes ao dia, porém de maneira inadequada). Ao negligenciar a limpeza exata dos dentes, promovemos o acúmulo da placa bacteriana e damos às bactérias “maléficas” todas as condições necessárias para sua sobrevivência, com consequente desenvolvimento de cárie e de doenças periodontais.

Tais patologias podem levar à necessidade de tratamento endodôntico (canal), sensibilidade dentária, reabsorções ósseas, perda de tecido gengival e até ao desenvolvimento de doenças fúngicas, como a candidíase oral.

Como identificar a placa bacteriana?

Como já dito, as bactérias são integrantes comuns em nosso organismo. Assim, é natural que tenhamos um nível de placa bacteriana não prejudicial. No entanto, quando há um acúmulo nocivo, tais microrganismos começam a desgastar o esmalte dos dentes, esse processo resulta no enfraquecimento deles e até em mau hálito.

O agravamento da placa possibilita as cáries, que se iniciam como pequenos pontos pretos na parte superior dos dentes (na coroa), até formarem furos para o interior deles. Isso ocorre devido aos microrganismos que desgastam e consomem os dentes até a sua base.

A placa bacteriana ainda pode afetar a gengiva, ao causar a inflamação dela, a famosa gengivite. Em tal situação, há incômodos na gengiva, ela incha, fica mais avermelhada e sangra facilmente, somente com uma escovação básica. Isso também provoca sensibilidade nessa região e nos dentes, sobretudo ao comer alimentos frios ou quentes. Esse processo patológico consegue culminar no encolhimento da gengiva e em doenças periodontais, amolecendo os dentes e, em casos mais sérios, promovendo a queda deles.

O tártaro é outro efeito da placa bacteriana, pois ele consiste no endurecimento dela. Assim, tal placa gruda nos dentes, formando uma superfície amarela sobre eles, que não sai de maneira simples, com a limpeza básica. Nesse caso, é preciso ir ao dentista para efetuar a remoção do tártaro.