Menu
Fechar

Odontopediatria: confira as perguntas mais frequentes

Não são apenas os adultos que precisam fazer consultas regulares ao dentista.

Apesar de os pais saberem que os pequenos também precisam de cuidados, a maioria deles não sabe quando levar a criança ao dentista para sua primeira consulta.

O ideal não é esperar que um problema se manifeste para então buscar o conselho do profissional. Mas sim, que a criança seja acompanhada desde a mais tenra idade, a fim de criar um hábito para ela e ainda prevenir problemas que possam afetar sua saúde bucal.

E para esclarecer essa dúvida sobre a idade ideal para começar a levar a criança ao Odontopediatra, criamos este post para te auxiliar. Continue a leitura!

 

O que é a Odontopediatria?

As crianças precisam visitar o dentista sim, porém, não o mesmo que atende aos seus pais. O ideal é procurar por um Odontopediatra, que é o profissional que atende bebês, crianças, adolescentes e gestantes.

A Odontopediatria é uma das especialidades da Odontologia e oferece tratamentos para cada faixa etária em que se encontram os pequenos. Os profissionais desse ramo cuidam dos primeiros dentinhos de leite, fazem tratamentos quando preciso, ensinam a criança como fazer a sua higiene bucal, fazem alertas aos pais e oferecem outras contribuições para que a criança tenha uma boa saúde bucal.

Assim como a criança que precisa ir ao médico vai ao pediatra, quando necessário uma consulta com um dentista ela precisa ser atendida por um profissional que seja especializado no atendimento de pacientes com esse perfil.

 

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Como dito, a primeira consulta da criança com o dentista não deve acontecer apenas se houver algum problema bucal. É preciso que ela passe por consultas preventivas também, e isso deve se iniciar logo após o nascimento, para que receba orientações quanto a higienização bucal e amamentação. No mais tardar, a consulta deve ocorrer quando nascem os primeiros dentes de leite.

Embora seja natural a sua substituição pelos permanentes, isso não significa que os dentes de leite não precisam ser cuidados. Assim como os outros, eles também podem ser atacados por cáries e desenvolver problemas diversos.

Por isso, caso não tenha ido antes, o recomendado é que assim que os primeiros dentes começarem a nascer os pais procurem por um Odontopediatra. Isso seria por volta de 6 meses de idade em média, quando os dentes anteriores iniciam a oclusão.

 

Por que é importante iniciar as consultas tão cedo?

Pode parecer um exagero levar um bebê ao dentista tão cedo, porém, isso é necessário. Afinal, é também nessa faixa etária que se inicia a introdução alimentar. Ou seja, os dentinhos já começarão a ter contato com alimentos sólidos, que vão deixar resíduos no esmalte.

Assim, a formação da placa bacteriana também acontece e é preciso prevenir esse problema, bem como evitar as já citadas cáries e ainda problemas nas gengivas. Começar a levar a criança ao Odontopediatra nessa faixa etária traz vantagens para ela em diversos aspectos. São elas:

 

Para formação do hábito

É essencial que a criança cresça cultivando o hábito de fazer visitas regulares ao dentista. Se acostumada com o ambiente do consultório e com o profissional desde cedo, ela não ficará relutante conforme for crescendo, e isso facilita na prevenção e tratamento quando necessário. O nome desse procedimento é Condicionamento em Odontologia.

Além disso, ela cria um vínculo de amizade e confiança com a figura do dentista, o que possibilita eliminar a insegurança e medo que os pequenos costumam sentir nas consultas. E isso se reflete na vida adulta, porque os mais velhos também cultivam essa insegurança.

 

Para prevenção de problemas bucais

O ditado que diz que prevenir é o melhor remédio está certíssimo. E quando levamos a criança ao dentista desde muito pequena, oferecemos para ela esse cuidado e proteção, prevenindo problemas bucais.

Além daqueles comuns e recorrentes, como cáries e a gengivite, as consultas precoces também ajudam a examinar fatores mais profundos e acompanhar o desenvolvimento da criança.

Assim, se os dentes estiverem demonstrando sinais de má oclusão, se houver algum incluso, ou qualquer outro fator, isso pode ser diagnosticado cedo e o dentista tem a chance de iniciar um tratamento e fazer intervenções o quanto antes, evitando maiores complicações.

 

Para educação e conscientização da criança

Uma grande parcela da prevenção de problemas bucais depende da própria pessoa, ou seja, ela acontece em casa, com os cuidados na alimentação e higiene. E nesse caso, a criança também deve participar ativamente.

Quando ela cresce sendo conscientizada sobre a importância de escovar os dentes e faz a higiene bucal da forma correta, ela se mostra menos relutante quando mais velha, e cultiva hábitos saudáveis.

O Odontopediatra ajuda os pais nesse processo de educação do pequeno, ensinando como escovar os dentes, a posição correta da mão, os movimentos ideais, como passar o fio dental, entre outros cuidados que se deve ter.

Assim a criança aprende a cuidar de seus dentes sozinha, com a supervisão dos pais no começo, mas caminhando para ser independente e autônoma, sem negligenciar esse hábito e ainda cumprindo a higienização do jeito certo, favorecendo a prevenção de problemas.

 

Para diagnósticos precoces

Levar a criança ao dentista assim que nascem os primeiros dentinhos de leite também é importante para que o dentista possa diagnosticar outros problemas que podem afetar os sorriso e saúde bucal, como é o caso do bruxismo.

Esse hábito é comum em crianças e pode prejudicar a arcada dentária e ossos da face. Mas quando é acompanhado por um dentista ele pode identificar os sintomas e sugerir tratamentos a fim de evitar danos aos dentes e a estrutura óssea.

Outras situações também são diagnosticadas pelo dentista, como estalos na mandíbula, problemas na mordida e assimetria da face. Todos eles podem ser tratados, e quanto antes se iniciam os cuidados mais rápido é o tratamento e sem grandes desconfortos para a criança.

 

Confira nossos planos individuais e familiares para proteger a saúde bucal de seus filhos!

Compartilhe este Post!