Menu
Fechar

Odontologia Infantil

A importância do atendimento odontológico na primeira infância

Os dentes do bebê começam a se formar ainda na gestação, e para que seus sejam saudáveis, é importante que a futura mamãe tenha uma alimentação adequada e consulte um dentista regularmente, que vai orientá-la sobre como agir.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê durante os primeiros seis meses de vida, é um ótimo exercício muscular, pois ajuda o bebê a coordenar a respiração, criar hábitos corretos de deglutição, além de estimular o crescimento correto do maxilar, contribuindo para o desenvolvimento da fala. A mamadeira só deve ser adotada na impossibilidade do

aleitamento natural, e evite mamadeiras noturnas quando os dentes nascerem, e não as adoce, o leite já contém açúcar natural, a lactose. A saliva contém microorganismos causadores da cárie e de outras doenças bucais, evite beijar a boca do bebê, assoprar ou provar o alimento, bem como utilizar os mesmo copos e talheres.

Limpar a boca do bebê deve fazer parte da higiene diária, antes do nascimento dos dentes, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, após o nascimento dos primeiros dentes, já é possível utilizar pastas e escovas de dentes de acordo com a faixa etária, preferencialmente com a cabeça pequena, bordas arredondadas e cerdas macias. Faça movimentos suaves e ordenados com a escova para que massageie a gengiva, limpe restos de alimentos e placa bacteriana.

 

Compartilhe este Post!