Menu
Fechar

Gravidez: como cuidar da saúde bucal das gestantes

Durante a gestação seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais

 

A saúde do bebê começa a ser estabelecida ainda enquanto ele está na barriga da mãe. Por isso, é necessário que inúmeros exames sejam realizados no pré-natal para garantir uma gravidez saudável. No entanto, você sabia que o cuidado com a saúde bucal durante a gestação também é importante?

Existem muitas situações relacionadas à higiene bucal que podem interferir na saúde do bebê e no bem-estar da gestante. Neste artigo você vai conhecer algumas maneiras de evitar esse problema. 

A gravidez por si só já eleva a propensão a alguns problemas bucais. Isso porque as alterações hormonais fazem com que ocorra uma dilatação dos vasos sanguíneos, tornando maiores as chances de inflamações, como gengivite.

No mais, também, por conta das variações nos hormônios, ocorre a diminuição do fluxo e do efeito protetor da saliva, o que aumenta a acidez na boca. Facilitando a desmineralização dos dentes e a formação de cáries. Confira alguns cuidados importantes com a boca para gestantes: 

 

1 - Mantenha a higiene bucal em dia

Manter uma higiene bucal adequada durante a gravidez é a melhor maneira de evitar que as gestantes enfrentem problemas durante esse período. 

É necessário escolher bem o creme dental ideal, seguindo as instruções do dentista, e realizar a escovação pelo menos três vezes ao dia. Além disso, o fio dental precisa ser usado diariamente para eliminar os restos de alimentos presos entre os dentes, ajudando a evitar a formação da placa bacteriana e os problemas na gengiva. 

 

2- Escolha alimentos mais saudáveis 

A escolha dos alimentos consumidos durante a gravidez vale tanto para ajudar a mãe a manter-se no peso ideal, prevenindo a diabetes e a hipertensão, quanto para garantir que a saúde da boca seja mantida. 

Existem alimentos que pode aumentar os níveis de Vitamina D e de Cálcio no organismo, sendo excelente para manter a gengiva e os dentes mais fortes. É o caso do leite, peixes, ovos, entre outros. 

 

3- Faça uma assepsia cuidadosa após os vômitos 

Se você tem ocorrências frequentes de vômitos, em especial no primeiro trimestre da gravidez, é preciso cuidar mais ainda da higiene bucal. Isso porque há um aumento de ácidos provenientes do aparelho digestivo, afetando os dentes e podendo danificá-los. 
 

Clique aqui e conheça os planos odontológicos da Dental Uni!

Compartilhe este Post!