O que é gengivite?

A gengivite é um dos problemas mais comuns relacionados à saúde bucal do brasileiro.

A Gengivite é a inflamação da gengiva, um dos problemas bucais mais frequentes. Muitas pessoas afetadas pela gengivite se perguntam quais são as causas que levam à essa inflamação da gengiva e o que podemos fazer para evitar e solucionar esse problema.

A principal causadora da gengivite é a placa bacteriana, uma camada de bactérias que se forma em volta dos dentes e da gengiva com o acúmulo de sujeira e restos de alimentos. Ou seja, a gengivite é causada pela má higienização.

A gengivite em si, ainda é o primeiro estágio de inflamação da gengiva. Se não for tratada da maneira adequada, a gengivite pode evoluir e se transformar em uma periodontite, na qual o osso e o tecido que conjuntivo que segura os dentes são afetados, trazendo prejuízos muito maiores para a saúde bucal do paciente.

Existe alguns sintomas que podem ser facilmente detectados e que são sinais claros de gengivite. Entre eles:

- Gengiva vermelha em tons mais escuros;

- Aumento da sensibilidade na gengiva;

- Gengiva que se separa dos dentes;

- Sangramento;

- Retração ou recuo da gengiva;

- Mau hálito ou gosto ruim na boca.

Na maioria dos casos a gengivite pode ser solucionada com a limpeza correta dos dentes se da gengiva, feita com escovas de dente e fio dental. No entanto, se o paciente não eliminar a placa no seu estágio inicial, a mesma pode endurecer e se tornar tártaro.

A única forma de eliminar o tártaro é por meio de uma limpeza profissional, na qual o dentista fará uma raspagem para retirar a placa endurecida e assim deixar seus dentes limpos e evitar a gengivite.

Aqui na Dental Uni você encontra planos odontológicos que oferecem limpezas, restaurações, tratamentos de gengiva e muito mais!

Clique aqui e confira as opções que a Dental Uni tem para te oferecer!