Notícias

Gengivectomia

Entenda o que é e como funciona

Certas pessoas têm vergonha ou se sentem incomodadas na hora de sorrir pelo fato de sua gengiva aparecer demais. Mas na verdade esse é um problema que tem correção.

O que é?

A gengivectomia é uma cirurgia e serve para corrigir o excesso de gengiva de um paciente. Dessa forma, a proporção entre dentes e gengiva se ajusta e é possível obter um sorriso muito mais harmonioso.

Esse tipo de procedimento é recomendado para pessoas que têm o chamado sorriso gengival, que costuma ter como causa problemas no nascimento dos dentes ou no freio labial, assim como o uso prolongado de aparelho fixo.

Como funciona?

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a gengivectomia ainda é um procedimento simples, com anestesia local, onde o cirurgião dentista retira entre um a dois milímetros de tecido.

Mas a gengivectomia é apenas um dos procedimentos para corrigir problemas na gengiva. Outra opção é a gengivoplastia, que tem um fim mais estético. Ao invés de retirar o excesso de gengiva, na gengivoplastia o especialista refaz o contorno da gengiva.

Recuperação

A gengivectomia e a gengivoplastia exigem uma série de cuidados pós-operatórios, semelhantes aos de outras pequenas intervenções cirúrgicas na boca, como as extrações. 

A cicatrização costuma durar em média 30 dias e para isso o ideal é evitar alimentos duros e quentes, preferir ingerir líquidos e de preferência gelados e repousar, evitando também esforços e atividade física nos primeiros três dias.

De qualquer forma, antes de realizar uma gengivectomia ou qualquer outro tipo de procedimento estético odontológico consulte seu dentista e informe-se sobre as possíveis consequências e riscos desse procedimento.

Clique e confira as opções que a Dental Uni tem para te oferecer!

 

Compartilhe este Post!