Menu
Fechar

Saiba a função de cada um dos dentes na hora da alimentação

Você sabe qual é a função dos dentes? Cada grupo de dentes serve para algo diferente, tendo características próprias para a mastigação. 

Por volta dos seis meses de idade nascem os primeiros dentes de leite - até os três anos, todos os vinte dentes já se desenvolveram. A queda dos dentes de leite, sendo substituídos pelos permanentes, ocorre a partir dos seis anos de idade. Contando com os sisos, um adulto tem ao todo 32 dentes na boca.

Entenda agora qual é a função dos dentes. Eles são divididos em grupos definidos por suas características anatômicas e funcionais: 

Incisivos - São divididos entre os incisivos centrais e os laterais, e estão localizados na parte frontal da boca, quatro na arcada superior e quatro na inferior. A principal função dos dentes incisivos é a de cortar os alimentos, tanto por sua localização na cavidade bucal quanto por sua forma. 

Caninos - São os dentes de formato pontiagudo, localizados ao lado dos incisivos. Existem dois caninos na arcada superior e dois na inferior. A sua principal função é rasgar os alimentos. 

Pré - molares - Localizados logo após os dentes caninos, existem ao todo oito pré-molares, quatro em cada arcada. As crianças não possuem pré-molares, que são apenas permanentes. A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos. 

Molares - No fundo da boca estão localizados os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São usados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimento passa antes de ser engolido.

Sisos ou terceiros molares - Existem ao todo quatro dentes do siso, mas muitas pessoas não os têm, ou têm apenas alguns deles. Por serem os últimos a nascer (quando a pessoa tem cerca de 20 anos de idade), e por não terem função relevante, é comum que sejam extraídos para não prejudicar o alinhamento dos demais dentes. No entanto, a necessidade de extração depende muito da posição em que os sisos nascem, havendo pessoas que os mantém sem problemas. 

 

Compartilhe este Post!