Menu
Fechar

Festa Junina

Atenção especial à saúde bucal nas Festas Juninas

Com a chegada da época das festas juninas, a Dental Uni produziu um conteúdo para alertar sobre os cuidados com a saúde bucal! Paçoca, pé de moleque, canjica, pamonha e cocada são alguns dos alimentos considerados carros-chefes nessa festividade. E é aí que mora o perigo, apesar de serem deliciosos, é preciso consumir com moderação, pois como possuem grande quantidade de açúcar, podem trazer prejuízos à saúde bucal. Para entender quais são os problemas que podem gerar e como evitá-los, continue lendo este artigo!

Por que os doces podem ser prejudiciais à saúde bucal?

O excesso de açúcar na boca serve de nutrição para as bactérias, que ao se alimentarem desse açúcar, produzem ácidos que dissolvem lentamente o esmalte dos dentes e causam a cárie dentária.

Cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos, esses ácidos já começam a agir sobre os dentes. Por isso, é preciso maneirar no consumo de doces durante as festas juninas, pois quanto mais açúcar na boca, maior a chance dos ácidos entrarem em ação.

O que fazer durante as festas juninas para evitar problemas bucais?

1. Realizar a higiene bucal: o ideal, para evitar o aparecimento de problemas bucais, é fazer a higienização bucal completa em até 30 minutos após o consumo dos doces.

2. Beba água: caso a opção acima não seja possível, a sugestão é ingerir água, entre um doce e outro. Isso porque, vai ajudar a diminuir o índice de açúcar na boca, além de melhorar o fluxo salivar. O que mantém seu sorriso limpo e evita o desenvolvimento de cáries.

3. Evite combinar alimentos doces com refrigerantes. A junção de açúcar com acidez na boca contribui para a descalcificação do esmalte do dente e aumenta os riscos de adquirir cáries.

Atenção com a saúde bucal das crianças!

Como, geralmente, os pequenos são os que mais se esbaldam nos doces do arraiá, é preciso supervisão. Seus dentes ainda estão em formação, e portanto, os cuidados com a saúde bucal, que citamos acima, devem ser redobrados!

 

Compartilhe este Post!