O que fazer depois de uma extração

Saiba mais!

A extração de um dente é um procedimento comum no meio da odontologia, mas exige uma série de cuidados por parte do paciente após a sua realização, afinal, apesar de simples, ainda é um procedimento cirúrgico e, se o pós-operatório não for feito corretamente o paciente pode sofrer sérias consequências para sua saúde bucal.

O essencial é manter a área sempre limpa para evitar infecções. Abaixo estão algumas das principais recomendações e cuidados para quem passou por uma extração:

Use gelo

Temperaturas frias ajudam a reduzir o fluxo sanguíneo e a combater o inchaço e também as infecções. Por isso, é recomendável o uso de compressa de gelo sobre a face nas primeiras horas após a extração.

Dieta especial

É importante evitar alimentos quentes nos primeiros dois dias depois da extração para diminuir o fluxo sanguíneo e evitar sangramentos e inchaço na área.

Grãos, como arroz e feijão, e alimentos crocantes e com ponta também devem ser evitados para evitar que fiquem presos no buraco do dente ou que machuquem a área da extração.

Por isso, são recomendados alimentos frios, líquidos e pastosos, como sorvete e açaí, caldos frios e sucos, para evitar ao máximo a mastigação e o atrito com os pontos durante os primeiros dias.

Cuidado com a limpeza

Não faça bochecho nos primeiros dias. Isso pode mexer o até romper os pontos dados pelo dentista e reabrir o espaço antes ocupado pelo dente, deixando-o vulnerável ao acúmulo de alimentos e de sujeira e a bactérias que podem causar infecção.

Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.

Cigarro e álcool jamais

Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada. No caso de fumantes, o ideal é não fumar ou pelo menos reduzir o consumo ao mínimo possível.

Descanse

Fala pouco, movimente pouco a boca e não abuse. A área ficará sensível por alguns dias e é melhor deixá-la descansar para evitar dores forte e para facilitar a cicatrização do local da extração. Na hora de comer, mastigue pelo lado oposto e de maneira leve.  Exercícios físicos e exposição excessiva ao sol também devem ser evitados porque aumentam o fluxo sanguíneo, o que pode comprometer a cicatrização.

De qualquer forma, é o seu dentista quem você tem que ouvir na hora de decidir todos os cuidados pré e pós-operatórios. É importante não tomar nenhum medicamento por conta própria e nem deixar de comparecer ao dentista para remover os pontos depois da extração.