Menu
Fechar

Escovar os dentes ajuda a controlar o apetite?

Escovar os dentes controla o apetite. Saiba mais!

Quem está tentando perder peso e quer uma ajudinha já deve ter ouvido falar que escovar os dentes após comer ajuda a controlar o apetite. Mas será que é verdade? Um dos fatores que pode explicar esse conselho é o gosto e a refrescância da pasta de dente, que podem diminuir a compulsão e a vontade de comer em excesso de algumas pessoas. No entanto, escovar os dentes imediatamente depois de se alimentar não é o ideal e pode acabar fazendo mal para a sua dentição. 

A seguir, entenda melhor qual é a lógica por trás dessa teoria sobre o que fazer para não sentir fome demais.  

Por que escovar os dentes inibe a fome? 

Escovar os dentes ou bochechar próximo às refeições pode reduzir o apetite excessivo por algumas razões. Os principais responsáveis são o gosto e a sensação de refrescância deixados na boca pela pasta de dente. Eles tendem a combater a compulsão e a fome em excesso e ainda podem alterar o sabor da comida tornando desagradavel provar alguns alimentos, como sucos de frutas cítricas, por exemplo. 

Apesar de escovar os dentes após as refeições para controlar o apetite não ser algo muito arriscado, vale ressaltar que para saber como controlar a ansiedade de comer à noite ou ao longo do dia é importante passar por uma avaliação individualizada com médico ou nutricionista. Toda reeducação alimentar deve ser acompanhada por um(a) especialista e aliada à prática regular de exercícios físicos.

Escovar os dentes logo após as refeições é contraindicado. Entenda! 

Quem deseja aderir à prática de escovar os dentes para inibir o apetite deve manter em mente que não se deve fazer a higienização bucal logo após as refeições. Isso porque o pH da boca se torna muito ácido assim que nos alimentamos. Escovar os dentes nestas condições pode favorecer o desgaste dentário e até mesmo facilitar a proliferação de bactérias e o surgimento de cáries. Isso por que o movimento da escova pode espalhar a saliva momentaneamente mais ácida sobre os dentes, o que pode levar à hipersensibilidade dentinária. 

O ideal é esperar entre 20 a 30 minutos para escovar os dentes depois de se alimentar - tempo suficiente para que o pH da boca seja reequilibrado. Outra opção para inibir a fome excessiva é escovar os dentes antes das refeições. Na dúvida, converse com o(a) dentista(a) que te acompanha. 

Compartilhe este Post!