Menu
Fechar

Dentes tortos causam mau hálito?

O posicionamento dos dentes também pode influenciar no seu hálito. Saiba como essa relação se dá.

Você sabia que dentes tortos podem causar mau hálito? Embora a halitose seja atribuída à higienização oral inadequada, uma dentição desalinhada também favorece o cheiro ruim na boca. A condição dificulta a limpeza, pois impede que a escova e o fio dental alcancem certas áreas. O resultado leva ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Por isso, mesmo quem mantém uma boa higiene bucal pode apresentar mau hálito, caso seus dentes não estejam bem posicionados. 

Como o espaço entre os dentes tortos costuma ser muito estreito, fica mais difícil para as cerdas da escova e o fio dental limparem a região. Assim, a higiene acaba sendo feita de maneira superficial, de modo que as áreas que não são limpas começam a acumular bactérias e restos de alimentos. Com o tempo, a placa bacteriana aumenta e, se não for removida, a mesma se transforma em tártaro.
 
O tártaro é a calcificação da placa bacteriana. Além do mau hálito, o quadro ainda pode provocar cáries, gengivite e periodontite. Sendo assim, quem possui dentes desalinhados deve reforçar nos cuidados com a higiene bucal

Aparelhos ortodônticos são a melhor solução para tratar mau hálito por causa dos dentes desalinhados

Uma vez que a placa se transforma em tártaro, ela só pode ser removida no consultório. O tratamento indicado é uma limpeza profunda e raspagem do cálculo dental. Esses pacientes devem utilizar escovas próprias para alcançar todos os dentes e principalmente o fio dental, é importante ressaltar o uso de aparelhos ortodônticos para solucionar o problema de vez. 

Antes de verificarmos se o posicionamento dos dentes está causando mau hálito, é preciso analisar se a sua higiene bucal está satisfatória. Para garantir que os restos de alimentos não fiquem presos aos dentes após as refeições, é preciso usar o fio dental e fazer a escovação pelo menos três vezes ao dia. O ideal é que você aguarde pelo menos meia hora após se alimentar para que o pH da boca volte ao nível normal, ou pode acabar causando erosão dentária. A atenção deve ser redobrada durante o tratamento ortodôntico, já que os alimentos podem se prender aos componentes do aparelho fixo, aumentando a chance de problemas de saúde bucal.

FONTE: Sorrisologia

Compartilhe este Post!