Menu
Fechar

Dentes apinhados: o que causa e como tratar?

O apinhamento dental é um quadro mais comum do que se imagina e que pode ser solucionado através do uso do aparelho ortodôntico.

Você sabe o que são dentes apinhados? Caracterizado pelo mau posicionamento dos dentes, o quadro é bastante associado à falta de espaço na arcada dentária, mas também pode ser causado por outros fatores, como a perda de um ou mais dentes de leite de forma prematura. Embora pareça um problema apenas estético, o apinhamento dental pode trazer uma série de prejuízos à saúde bucal e, por isso, deve ser tratado o quanto antes.

Dentes apinhados: o que são

De acordo com especialistas, os dentes apinhados nada mais são do que dentes tortos ou mal posicionados na arcada dentária que resultam num tipo de má oclusão. Geralmente, o apinhamento dental provoca pequenos giros laterais nos elementos, fazendo com que eles fiquem posicionados mais para frente ou para trás na arcada dentária.

O apinhamento dental pode trazer prejuízos à saúde bucal?

Ao contrário do que muitos pensam, os dentes apinhados não trazem prejuízos apenas para a estética do seu sorriso, mas também para sua saúde bucal. Isso porque o mau posicionamento dos dentes pode dificultar uma boa higiene bucal devido a diminuição do espaço, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias.

Dentes apinhados têm tratamento?

Os dentes apinhados podem (e devem!) ser tratados. No entanto, é importante que o quadro seja avaliado por um ortodontista para garantir um tratamento adequado para o seu caso. Para determinar o aparelho ideal para o paciente, o profissional deve levar em consideração características individuais, a severidade da má oclusão e o resultado de exames, incluindo radiografias panorâmicas.


 

Compartilhe este Post!