Menu
Fechar

Dente quebrado: o que fazer?

É sempre bom saber: o que devemos fazer no caso de ter um dente quebrado?

Por mais que tenhamos uma boa higiene bucal, que frequentemos o consultório do dentista com regularidade e que sejamos cuidadosos com os nossos dentes, todos nós estamos sujeitos a sofrer uma emergência dentária a qualquer momento. Por isso é sempre bom saber: o que devemos fazer no caso de ter um dente quebrado?

Conhecida tecnicamente pelos dentistas como traumatismo dental, a quebra de um dente é um processo muito delicado e se não forem tomados os devidos cuidados pode até determinar a perda do dente em questão.

Por isso, caso aconteça com você, siga os passos abaixo para proteger seu dente enquanto ainda é possível:

Corra para o dentista!

Quando antes o dente for colocado de volta no lugar, menor é a chance de sequelas. Por isso em caso da quebra de um dente, procure rapidamente o seu dentista mas, caso ele não possa, consulte outro especialista antes de que seja tarde demais.

Não tente colocar de volta

Parece óbvio, mas só um dentista tem as ferramentas e o conhecimento necessário para colocar seu dente quebrado de volta no lugar. Não tente fazer isso por conta própria, você pode cutucar partes internas do dente ou da raiz e sofrer com a dor e a possibilidade de levar milhares de bactérias para dentro do seu organismo.

Conserve o dente

Para poder reimplantar o dente quebrado ou colar a parte que quebrou o melhor é manter o dente ou pedaço nas condições ideais. Lave com água morna, sem sabão e sem esfregar para não eliminar as células próprias do dente.

Logo, coloque o pedaço de dente quebrado em um recipiente com soro fisiológico, leite ou, na falta dos dois anteriores, saliva até chegar ao consultório.

Limpe a área

É muito possível que haja um sangramento na área do dente quebrado ou que ela tenha entrado em contato com alguma coisa no choque e esteja suja. Limpe a boca fazendo um bochecho leve com enxágue bucal antisséptico ou pelo menos água com sal.

E se eu perdi o dente?

Bom, aí resta escolher a melhor opção de reparo possível. No caso de perda total do dente quebrado, uma prótese ou implante podem ser o caminho. Já no caso de ter tirado apenas uma lasca ou pedaço do dente é possível realizar uma reconstrução ou então optar por uma coroa.

Compartilhe este Post!