Menu
Fechar

Dente quebrado

Saiba o que fazer!

Por mais que você tenha uma boa higiene bucal, frequente o dentista regularmente e que seja cuidadoso com os dentes, todos nós estamos sujeitos a sofrer uma emergência dentária a qualquer momento. Por isso, é sempre bom saber o que fazer no caso de ter um dente quebrado. 

Conhecida tecnicamente pelos dentistas como traumatismo dental, a quebra de um dente é um processo muito delicado e se não forem tomados os devidos cuidados pode até determinar a perda do dente em questão.

Por isso, caso aconteça com você, siga os passos abaixo para proteger seu dente enquanto ainda é possível:

Corra para o dentista!

Quando antes o dente for colocado de volta no lugar, menor é a chance de sequelas. Por isso, no caso da quebra de um dente, procure rapidamente o seu dentista mas, caso ele não possa, consulte outro especialista antes de que seja tarde demais.

Não tente colocar de volta

Parece óbvio, mas só um dentista tem as ferramentas e o conhecimento necessário para colocar seu dente quebrado de volta no lugar. Não tente fazer isso por conta própria, você pode cutucar partes internas do dente ou da raiz e sofrer com a dor e a possibilidade de levar milhares de bactérias para dentro do seu organismo.

Conserve o dente

Para poder reimplantar o dente quebrado ou colar a parte que quebrou, o melhor é manter o dente ou pedaço nas condições ideais. Lave com água morna, sem sabão e sem esfregar para não eliminar as células próprias do dente.

Logo, coloque o pedaço de dente quebrado em um recipiente com soro fisiológico, leite ou, na falta dos dois anteriores, saliva até chegar ao consultório.

Limpe a área

É muito possível que haja um sangramento na área do dente quebrado ou que ela tenha entrado em contato com alguma coisa no choque e esteja suja. Limpe a boca fazendo um bochecho leve com enxágue bucal antisséptico ou pelo menos água com sal.

E se eu perdi o dente?

Bom, aí resta escolher a melhor opção de reparo possível. No caso de perda total do dente quebrado, uma prótese ou implante podem ser o caminho. Já no caso de ter tirado apenas uma lasca ou pedaço do dente é possível realizar uma reconstrução ou então optar por uma coroa.

Quer ficar seguro para casos de emergência odontológica como essa?

Na Dental Uni todos os planos contam com atendimentos em caso de emergência, além de várias outras coberturas, como consultas de rotina e limpeza.

Se você ainda não conhece os planos que a Dental Uni oferece, clique aqui e encontre o plano ideal para você e sua família.

 

Compartilhe este Post!