Dente mole

Saiba o que pode ser e qual o tratamento

Na infância, estar com um ou mais dentes moles é sinal que a criança está trocando a dentição, um processo natural de substituição dos dentes de leite pelos permanentes. Mas e quando a mobilidade do dente ocorre na vida adulta? Aí a história é outra e pode ser um sinal de alerta que algo está errado com a saúde bucal.

A mobilidade dentária em adultos indica que há algum problema odontológico que precisa ser tratado por um dentista para evitar situações mais sérias, como a perda do dente. Então, vamos contar para você quais são as principais causas da mobilidade do dente e esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Acompanhe!

Por que os dentes ficam moles?

Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles:

Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal. A doença periodontal surge devido ao acúmulo de bactérias na boca, que gera inflamação na gengiva e, ao longo do tempo, resulta na destruição do tecido que sustenta o dente. Em razão da perda óssea que ocorre ao redor dos dentes, eles ficam com mobilidade.

Traumatismo dentário: esses casos são difíceis de prevenir, pois todo mundo pode sofrer alguma pancada, tombo ou impacto inesperado na região da boca. Nessas situações, os ligamentos periodontais – responsáveis por manter as raízes dos dentes no lugar – podem perder a firmeza, causando a mobilidade dos dentes.

Bruxismo: o hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, provoca uma pressão nos ligamentos periodontais e provoca gradualmente um desgaste nas estruturas ósseas do dente. Esse processo frequente pode levar à mobilidade do dente.

O que fazer se seu dente estiver mole?

Não se desespere! Primeiro, procure um dentista assim que possível para avaliar o caso, identificar o que provocou o amolecimento do dente e cuidar da causa do problema. Como explicamos lá em cima, existem diversas doenças odontológicas que podem deixar os dentes com mobilidade e cada uma delas terá um tratamento específico. Somente o dentista poderá dar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

Agora, se você quer prevenir esse problema e estar com o sorriso sempre bonito e saudável, a receitinha é bem simples e todo mundo conhece muito bem: faça uma boa higiene bucal todos os dias após as principais refeições – escova e fio dental, sempre – e visite regularmente um dentista para avaliação e limpeza profissional.