Menu
Fechar

Dente do siso

Mitos e verdades

Ele costuma nascer entre 16 e 25 anos e causa dor de cabeça (e de dente) em muita gente. Sim, estamos falando do dente siso, também chamado de terceiro molar ou “dente do juízo”, por nascer, na maioria das vezes, na adolescência.

A maioria das pessoas apresenta quatro dentes siso: dois superiores e dois inferiores. Mas, em alguns casos, pacientes podem apresentar a ausência de um, dois, ou até todos os terceiros molares.

Confira alguns mitos e verdades sobre os dentes do siso:

1. O dente siso pode desalinhar os outros dentes

Verdade. Na grande maioria dos casos, o paciente não apresenta espaço disponível na boca, por isso, o dente siso acaba empurrando os outros dentes, prejudicando a mordida do paciente e, até mesmo, a estética. Além disso, esse processo pode causar bastante dor.

2. Se você extrair um dente siso, precisa extrair todos

Mito. O recomendado por dentistas é que, se o dente siso inferior direito for retirado, por exemplo, o superior direito também seja retirado. Ele é chamado de dente antagonista e pode continuar “crescendo”, tentando ocupar o espaço do dente removido.

3. O siso precisa ser extraído na adolescência

Mito. A idade ideal para a extração do dente siso depende da posição em que ele se encontra e da avaliação do dentista. Alguns estudos indicam a idade ideal entre 16 e 18 anos, porque somente ? da raiz está formada.

4. A extração do siso é mais difícil

Verdade. Por estar localizado em um local de difícil acesso, a extração do dente siso é um pouco mais complexa, principalmente quando ele ainda está incluso.

5. É possível retirar todos os sisos de uma vez

Verdade. A extração dos quatro dentes sisos (ou quantos o paciente apresentar), pode ser feita em consultórios e com anestesia local, sem problema algum. Entretanto, esse tipo de procedimento nem sempre é necessário. Essa é uma escolha do paciente junto com o dentista.

6. O dente siso é maior que os outros dentes

Mito. Não existe um padrão para o dente siso. As características do dente variam de pessoa para pessoa e ele pode ter várias raízes, formatos e ser grande ou pequeno.

 

Compartilhe este Post!