Menu
Fechar

Curativo no dente

Quais os cuidados que devemos ter?

Por que devemos colocar curativo no dente e para que serve? Quando nos ferimos é natural colocar um curativo sobre o machucado, para que ele proteja ele, certo? Mas quando é no dente, o que fazemos?

Da criança ao adulto, em qualquer fase da nossa podemos nos machucar. O mesmo acontece com nossos dentes, quando algum deles está numa situação de tratamento, o selante – curativo no dente, entra em ação para protegê-lo.

Por que colocar curativo no dente?

Em alguns casos, dependendo do tipo de tratamento que será realizado pelo dentista e o tempo que esse procedimento pode demorar, precisará aplicar o curativo.

O fato de que em alguns casos, não é possível terminar o tratamento na mesma consulta. Com isso, para que o dente não fique aberto e exposto a bactérias ou outras sujeiras até o fim do procedimento é colocado um curativo nele.

Vale destacar que o curativo só pode ser usado por um curto período de tempo, um dos motivos que também chama a atenção para tirá-lo é uma coloração esbranquiçada.

Curativo no dente para que serve?

Existem casos de que a necessidade de usar um selante é imprescindível, entre elas temos a dor de dente motivada por uma cárie, por exemplo.

Mas há também outros casos, como queda de uma restauração antiga ou quando se quebra um dente e também a dor de dente.

A dor de dente pode ser considerada como o principal motivo para o uso do curativo no dente, já que esse incômodo é causado, na maioria das vezes, por uma cárie.

Quando acontece situações como a de uma restauração dentária quebrar ou cair pode ser necessário fazer um tratamento de canal (ou não), mas, depois do devido tratamento, o profissional pode colocar o curativo.

Passando alguns dias, o dentista especializado faz a obturação do dente de forma definitiva, ou ainda, poderá realizar o tratamento de canal, caso seja necessário.

Quanto tempo dura um curativo no dente?

Não há um limite certo, mas é aconselhável que fique com o curativo no dente o mínimo possível.

É comum que muitos pacientes apresentem um alívio na sintomatologia dolorosa ou se sentem seguros logo após a cavidade dentária ser recoberta pelo material provisório e não foram mais ao dentista.

Porém, as consequências podem ser graves. Sem a falta do devido cuidado a infecção pode voltar e o dente começa a doer novamente. Caso as cáries não sejam totalmente removidas podem destruir mais ainda o dente e o risco de perdê-lo é maior ainda.

Curativo no dente e os cuidados que devemos ter:

Para proteger o seu dente e seu curativo, seguem algumas recomendações:

- Evite mastigar do lado em que o selante está. Esse cuidado vale principalmente para o primeiro dia já que o material ainda não está totalmente fixado e corre o risco de quebrar;

- Mantenha uma higiene bucal bem caprichada após às refeições, sem se esquecer do fio dental;

- Não remova o curativo (em hipótese alguma). Isso pode piorar a situação do dente lesionado, causando algum tipo de infecção.

 

Compartilhe este Post!