Menu
Fechar

Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

Para manter a saúde bucal em dia usando aparelho ortodôntico é recomendado seguir algumas regras de higienização dental

 

A Ortodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata o mau posicionamento dos dentes, restabelecendo o perfeito encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Tudo isso para melhorar a mastigação, digestão, respiração, fala e como consequência, a higiene oral. Como qualquer outro tratamento de longa duração, o uso do aparelho ortodôntico precisa ser levado a sério para obter um bom resultado. As orientações de escovação e de como usar o fio dental adequadamente são primordiais para garantir um sorriso bonito e devem ser passadas pelo dentista assim que o aparelho é instalado.

Higienização

A técnica de escovação para quem usa aparelho ortodôntico é mais complexa, porém é realizada da mesma forma, a 45° em direção à gengiva. Para facilitar, já existem escovas especiais, com canaletas entre as cerdas para adaptação aos bráquetes.

Também é necessário usar o fio dental para garantir a boa higiene bucal. No caso dos aparelhos ortodônticos, existe um facilitador chamado “passa fio”, que ajuda o fio dental a atravessar o fio ortodôntico do aparelho, para a higienização das laterais dos dentes. Ainda, recomenda-se a utilização de escovas especiais para ortodontia, com os “tufos” ou as “interdentais”, que permitem uma melhor higienização do aparelho.

Qualidade de Vida

A qualidade de vida relacionada à saúde bucal é um conceito que inclui a percepção subjetiva do bem estar físico, psicológico e social de cada pessoa. Inúmeros trabalhos científicos publicados revelam a existência de evidência de que indivíduos que possuem más oclusões têm pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal em comparação a pacientes que possuem oclusões equilibradas.

 

Clique aqui e conheça os planos Dental Uni com cobertura para Ortodontia!

Compartilhe este Post!