Menu
Fechar

Consultas odontológicas Covid 19

A pandemia do novo Covid-19 não trouxe mudança somente nos eventos sociais, mas teve um grande impacto em relação às novas normas de segurança para consulta

 

A pandemia do novo Covid-19 não trouxe mudança somente nos eventos sociais, mas teve um grande impacto em relação às novas normas de segurança para consultas odontológicas e em como devemos continuar a manter o alerta ligado para questões bucais.

A pandemia do tão temido Covid-19 não trouxe somente preocupações com o contágio do próprio vírus, mas também como seria a adaptação das novas rotinas na vida de todos.

As consultas odontológicas fazem parte dessas novas preocupações, no sentido de que, preocupa-se em cuidar da sua saúde bucal e manter todos os procedimentos em dia, mas de forma que possam ser realizados da forma mais segura possível para prevenir a transmissão do Covid-19. No início da pandemia, a Anvisa apresentou recomendações de apoio aos dentistas, contando com orientações aos profissionais para enfrentar o risco (potencializado pelo alto grau de proliferação de gotículas que podem conter germes, nos consultórios odontológicos) de contaminação entre as pessoas. Entre elas, as principais medidas a serem tomadas para a prevenção do contágio são:

- Máscara N95/PFF2;

- Avental;

- Luvas de procedimento;

- Gorros;

- Higienização das mãos com sabonete líquido ou álcool 70%;

- Óculos de proteção ou face shield (protetor facial);

- Esterilização dos instrumentos utilizados.

Essas são algumas das medidas a serem tomadas pelos profissionais dentro dos consultórios, mas também deve haver uma grande atenção com os pacientes, antes mesmo da consulta ser realizada. Primeiramente, deve-se entender qual o estado de saúde do paciente que irá para o consultório: ele não deve apresentar sintomas de gripe ou Covid-19 nos últimos 14 dias que antecedem a consulta (febre, tosse seca, coriza, dores no corpo, perda de olfato ou paladar, dificuldade para respirar etc.) e, caso ele faça parte de um dos grupos de alto risco na infecção do vírus (terceira idade, hipertensos, obesos ou pessoas com doenças pulmonares e/ou de coração) a consulta deverá ser marcada para momentos menos críticos em relação à pandemia, se possível.

É importante lembrar que, mesmo que o momento não seja favorável para consultas odontológicas, o paciente não deixe de consultar seu dentista quando sentir que há a necessidade ao encontrar algo diferente na sua saúde bucal, principalmente em urgências e emergências.

Tendo a certeza de que o paciente está com sua saúde em dia (sem oferecer risco de contágio), o cuidado é direcionado para a recepção do paciente e consulta: recomenda-se que exista, no mínimo, 20 minutos para esterilização e higiene do consultório entre um paciente e outro; lembrando que a sala de espera deve haver marcações de distanciamento caso aconteça de mais de um paciente estar aguardando atendimento na sala de espera. Todos os funcionários da clínica ou consultório devem estar munidos de E.P.I.s (Equipamento de Proteção Individual), além de oferecer soluções de álcool 70% para assepsia das mãos do paciente, que obrigatoriamente deve estar utilizando máscara o tempo todo.

Por fim e não menos importante, os cuidados que  valem não somente para dentro dos consultórios, mas que deve ser praticado por todos durante esse momento tão difícil: utilizar máscara sempre que for sair de casa (a troca é recomendada a cada 4 horas ou quando ela estiver úmida), higienizar as mãos com sabão ou sabonete sempre que possível (utilizar o álcool 70% quando não puder lavar as mãos), distanciamento social de pelo menos 1 metro, cobrir a boca com a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar, não tocar os olhos, nariz e boca com as mãos e evitar ir à consultas ou sair de casa se estiver se sentindo indisposto.

Todos os profissionais credenciados Dental Uni se preocupam com a saúde de todos, seguindo todas as normas de proteção e segurança para evitar o contágio do Covid-19 e oferecer a qualidade de um sorriso bonito e saudável.

Se você deseja ter sua saúde bucal bem cuidada por um profissional que toma todas as medidas de precaução durante esse momento tão difícil, seja um beneficiário Dental Uni!

 

Clique aqui para conferir todos os nossos planos essenciais e completos!

 

Compartilhe este Post!