Menu
Fechar

Prevenção ao câncer bucal

A prevenção é sim o melhor remédio

Segundo informações do CRO - Conselho Regional de Odontologia, no Brasil, mais da metade dos casos de câncer bucal são diagnosticados em estágio avançado, mas para que isso não aconteça, é importante fazer um autoexame bucal a cada três meses. 

O autoexame é feito após a escovação, buscando com os dedos por feridas não cicatrizadas há mais de 21 dias, manchas brancas, vermelhas ou negras e caroços em toda a boca, lábios, língua, parte interna das bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas.

FATORES DE RISCO

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.  Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer da boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidas. 

Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio. 

 

Compartilhe este Post!