Menu
Fechar

Câncer Bucal

A prevenção é sim o melhor remédio.

Dê mais atenção à sua saúde bucal, ela está diretamente relacionada com a nossa saúde geral, bem-estar e qualidade de vida. 

Segundo informações do Conselho Regional de Medicina (CRO), no Brasil, mais da metade de casos de câncer bucal são diagnosticados em estágio avançado, mas para que isso não aconteça, é importante fazer o autoexame bucal a cada três meses. O autoexame é feito logo após a escovação. Buscando com os dedos por feridas não cicatrizadas há mais de 21 dias, manchas brancas, vermelhas ou negras e caroços em toda a boca, lábios, língua , parte interna das bochechas, céu da boca e amígdalas. 

FATORES DE RISCO 

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Outros fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer bucal. 

FAÇA O AUTOEXAME 

1 – De frente para o espelho, lave a boca, toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.

2 – Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Em seguida faça o mesmo com o lábio superior.

3 – Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha.Ainda com a ponta do dedo indicador, examine a gengiva.

4 – Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.

5 – Ponha a língua para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe a língua para esquerda e depois para a direita.

6 – Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

7 – E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

Compartilhe este Post!