Menu
Fechar

Aparelho Ortodôntico

Cuidados com seu aparelho ortodôntico

A Ortodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata o mau posicionamento dos dentes e restabelece o perfeito encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Tudo isso melhora a mastigação, digestão, respiração, fala e como consequência, a higiene oral, além da estética.

COMO FAZER A HIGIENE BUCAL ADEQUADA USANDO APARELHO ORTODÔNTICO?

1- A técnica de escovação para quem usa aparelho ortodôntico é mais complexa, porém é realizada da mesma forma, a 45º em direção à gengiva. Já existem escovas especiais, com canaletas entre as cerdas para adaptação aos bráquetes. 

2- Para garantir a boa higiene bucal, também é preciso usar fio dental. No caso dos aparelhos ortodônticos, existe um facilitador chamado “passa fio”, desta forma o fio dental consegue atravessar o fio ortodôntico do aparelho para higienização das laterais dos dentes. Ainda, recomenda-se a utilização de escovas especiais para ortodontia, como “tufos” ou as “interdentais”, que permitem uma melhor higienização do aparelho. 

3- Não adianta corrigir a posição e terminar o tratamento com muitas cáries e com as gengivas inflamadas. Se dispositivos específicos não forem utilizados, a placa bacteriana ou biofilme oral, podem causar cáries e doenças gengivais em áreas quase inacessíveis. 

 

Compartilhe este Post!