Menu
Fechar

Aparelho Ortodôntico para crianças

É possível colocar com os dentes de leite?

O aparelho é um dos tratamentos odontológicos mais comuns em crianças e adolescentes. Isso porque a infância é o momento ideal para corrigir problemas estruturais antes de que a boca se desenvolva completamente.

Mas, qual é o momento ideal para a criança começar a usar o aparelho? E se ela ainda tiver dentes de leite?

É recomendado pelos dentistas que a criança tenha acompanhamento especializado desde o momento do surgimento dos primeiros dentes de leite, por volta dos seis meses de idade. Isso porque a partir dos três anos já é possível diagnosticar desvios ósseos.

Ainda assim, existem diferentes opções de tratamentos ortodônticos para as crianças:

Aparelho fixo

Não é possível colocar aparelho fixo nos dentes de leite, já que é necessário que a criança já esteja pelo menos com uma dentição mista, ou seja, alguns dentes permanentes, para poder fixar a estrutura do aparelho.

Aparelho móvel

De qualquer forma, o aparelho fixo não é a única alternativa de tratamento para crianças. Um tratamento muito recomendado para crianças é o aparelho móvel, já que este pode ser ajustado ao longo do tempo de acordo com o desenvolvimento bucal do paciente.

O aparelho móvel pode ser utilizado por crianças que ainda não desenvolveram a dentição permanente em caso de traumas, de mau posicionamento da arcada ou da língua e dos dentes. Dessa forma, é possível corrigir e até prevenir problemas na arcada e preparar a boca para receber corretamente os dentes permanentes.

 

Compartilhe este Post!