Menu
Fechar

Antibióticos em excesso estragam os dentes?

Saiba mais!

Quando se trata de saúde bucal, existem alguns hábitos simples e rotineiros que podem trazer alguns prejuízos para o seu sorriso. Mas será que o uso excessivo de antibióticos pode ser um deles? Embora alguns pacientes acreditem que esse tipo de medicamento quando usado de forma inadequada seja associado a bactérias e, consequentemente, a formação de cáries e outros problemas bucais, a realidade não é bem assim.

ANTIBIÓTICOS ESTRAGAM OS DENTES: MITO OU VERDADE?

Depende. De acordo com especialistas, a maioria dos antibióticos receitados por profissionais da saúde não causam danos e prejuízos à estrutura e estética dos dentes. Na verdade, há uma grande confusão em relação a essa informação. Existe apenas uma classe de antibiótico que quando ingerida na infância, durante o período de formação dos dentes permanentes, que afeta a constituição dos tecidos.

Nesse caso, os medicamentos com tetraciclina são os únicos grandes responsáveis pelos danos causados aos dentes. Isso porque essa substância tem afinidade pelo esmalte dental que provoca a pigmentação intrínseca e escurecimento dos dentes pela sua deposição no cálcio dental em formação.

O USO EXCESSIVO DE ANTIBIÓTICOS PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA SAÚDE BUCAL

Apesar de nem todos os antibióticos provocarem danos à saúde bucal, o uso excessivo da tetraciclina durante a infância pode resultar em alguns problemas. Para surpresa de alguns, o motivo por trás disso está relacionado não só a substância em si, mas como a sua composição. Os medicamentos administrados nessa fase são apresentados na forma de xaropes açucarados, ácidos e espessos e costumam ser administrados de duas a três vezes por dia, trazendo um risco para a formação de cárie.

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA MANTER A SAÚDE BUCAL DURANTE O USO DE ANTIBIÓTICOS

O uso de antibióticos com tetraciclina não precisa ser sinônimo de cáries e dentes escuros. Ainda que, em alguns casos, o uso prolongado desses medicamentos seja necessário durante a infância, existem alguns cuidados que podem ajudar a manter a saúde e a estética do sorriso do seu pequeno. Manter uma boa higiene bucal, por exemplo, é o principal deles. Para isso, é importante incluir o uso de fio dental e cremes dentais com flúor na rotina de limpeza.

Outro fator que merece atenção redobrada é a alimentação. Evitar ainda mais a ingestão de doces nesse período é fundamental. Além disso, é importante realizar a higiene bucal infantil após a administração desses antibióticos, principalmente durante a noite ou madrugada.

 

Compartilhe este Post!