Entenda como a alimentação impacta na sua saúde bucal

Você sabia que a sua saúde bucal está totalmente ligada com o que você come?

Engana-se quem pensa que uma dieta equilibrada favorece apenas o corpo. Uma alimentação que possui todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, contribui também para a sua saúde bucal.

Quais alimentos favorecem uma boa saúde bucal?

Alguns alimentos são chamados como “detergentes”, que são aqueles que auxiliam na limpeza bucal, além de prevenir alguns problemas como mau hálito, cáries e etc. Maçã, pêra, melancia, cenoura e pepino são algumas opções de alimentos que auxiliam na sua saúde bucal.

Quais alimentos devo parar de consumir?

Você não precisa deixar de consumir nenhum alimento, entretanto há também alguns alimentos que quando consumidos em excesso e sem a limpeza correta dos dentes, são considerados “vilões” da saúde bucal. O mais conhecido deles, é o açúcar e alimentos muito ácidos,  principais responsáveis pelo aparecimento das cáries e desgaste do esmalte dos dentes que protegem a estrutura dental interna. Entretanto,  a carência de alguns nutrientes como ferro e vitamina C, também pode causar algumas doenças como aftas, sangramento gengival, entre outras.

E como manter uma boa higiene bucal?

Para manter a sua saúde bucal em dia, é importante sempre fazer a escovação correta dos dentes 30 minutos após as refeições, para manter o equilíbrio do pH da sua boca, e manter uma dieta saudável com todos os nutrientes.

Ir ao seu dentista periodicamente também ajuda a prevenir diversas doenças bucais.

Clique aqui e conheça todos os planos que a Dental Uni oferece para você!