Sensibilidade nos dentes: como resolver

Saiba mais sobre a condição que faz de seus dentes reféns dos alimentos e bebidas quentes e frios

A hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade dentária, como é mais conhecida, é um problema que afeta o dia a dia das pessoas que sofrem esse tipo de problema em muitas ocasiões: beber algo muito gelado ou quente ou comer doces? Nem pensar! As sensações de arrepio causadas pela sensibilidade presente nos dentes são tão dolorosas, que, muitas vezes a pessoa que sofre desse mal prefere evitar.

A sensibilidade dentária acomete pelo menos 1 a cada 4 adultos, sendo assim, um problema tão usual quanto a cárie. Tanto um quanto o outro, precisam ser percebidos o quanto antes para que o tratamento seja feito da maneira menos dolorosa possível e não coloque em risco a saúde bucal do paciente.

O que é a sensibilidade dentária?

A hipersensibilidade dentinária ocorre quando o esmalte dos dentes está muito desgastado ou quando a gengiva está retraída, deixando assim, a raiz dos dentes exposta. Existe uma uma parte interna dos dentes chamada dentina, ela possui terminações nervosas que são protegidas pelo esmalte do dente e também pela gengiva, então, quando elas ficam expostas causam as sensações que conhecemos da sensibilidade à alimentos ou bebidas que estejam muito quentes ou gelados.

O sintoma principal é uma dor aguda nos dentes, que aparece em situações específicas: ao ingerir alimentos e bebidas muito quentes, geladas ou ácidas, ao escovar os dentes, ao inspirar ar frio pela boca e até mesmo ao ingerir alimentos doces ou azedos.

Como a dor é o principal sintoma da sensibilidade dentária, é importante que você consulte o seu dentista ao sentir qualquer problema na sua saúde bucal, assim você elimina as chances de confundir com outro problema e faz o tratamento correto para o seu diagnóstico.

Causas e Agravamentos

Existem alguns cuidados que devemos ter com a nossa saúde bucal para não resultar em uma possível hipersensibilidade dentinária. Como esse problema é derivado de uma exposição maior dos nervos internos dos dentes, as causas e os agravantes deste quadro são atitudes que colaboram com a corrosão e deterioração das camadas de proteção dos dentes: presença de ácidos, seja por ingestão de frutas cítricas, líquidos como refrigerantes e café e outros alimentos ácidos, e até mesmo o refluxo advindo de problemas gástricos ou bulimia, hábito de apertar os dentes no momento de repousar a boca e bruxismo, e, por fim, a escovação dos dentes com muita força aplicada. Também é recomendado que a escovação dos dentes seja feita após, pelo menos, 20 minutos do fim da refeição, para que não ocorra o atrito da escova com o meio ácido.

Tratamento

Para a sensibilidade nos dentes, existe mais de uma opção para tratamento. No geral, os dentistas sempre recomendam que seja utilizado um creme dental específico para a condição, ou podem fazer a prescrição de flúor em gel ou o enxaguante bucal da substância, que ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Para que o profissional indique o tratamento correto, é importante que seja feita uma avaliação do grau em que os dentes estão corroídos; se os dentes estiverem em estágio inicial da sensibilidade, é possível cobrir a área exposta da raiz com uma resina ou até mesmo realizar um enxerto (retira-se um pedaço do céu da boca e coloca-se na gengiva para evitar a retração), e para casos já agravados e que podem desenvolver uma inflamação, recomenda-se que realize um tratamento de canal para retirar o nervo e desvitalizar o dente.

De uma forma geral, para evitar ser mais uma vítima da sensibilidade dentária é necessário que se tome alguns dos cuidados que já foram citados como causa dessa situação, como:

• Evitar ingerir substâncias ácidas;

• Fazer uma escovação correta e sem aplicar força em excesso;

• Utilizar cremes dentais que não sejam tão abrasivos.

Se você está sentindo algum dos sintomas, procure um dentista mais próximo de você.

A Dental Uni possui profissionais qualificados prontos para te atender em todo o Brasil! Clique aqui e confira!