Menu
Fechar

Limpeza dentária

Qual é a diferença entre limpar os dentes em casa ou no dentista

 

A limpeza correta dos dentes é a melhor maneira de evitar problemas para a nossa saúde bucal. Mas nem sempre os métodos caseiros de higienização são suficientes para garantir que nossa boca esteja saudável.

Dentistas recomendam a escovação e o uso de fio dental pelo menos três vezes ao dia e, se possível, sempre após as refeições. Além disso, muita gente também costuma fazer uso do enxaguante bucal.

Muita gente nem sabe, mas até chicletes sem açúcar podem ser úteis para ajudar a limpar os dentes. Isso porque ajudam a remover a placa bacteriana que se forma em volta dos dentes.

 

Limpeza profissional

Mesmo assim, com todos os cuidados caseiros feitos da maneira correta, as visitas periódicas ao dentista são a única forma de garantir que nossa boca esteja sempre o mais limpa possível.

Ainda que a escova e o fio dental sejam métodos eficientes, existem áreas da boca que são de difícil acesso e essas ferramentas caseiras podem não ser suficientes para evitar o acúmulo de sujeira e de placa bacteriana nesses lugares.

Uma limpeza profissional pode retirar a placa de maneira muito mais completa e precisa por meio de escovas especiais e da pasta profilática, além de instrumentos de ultrassom.

 

Limpeza de tártaro

Outro fator que torna as visitas ao dentista uma necessidade é o tártaro. O tártaro é a placa bacteriana que gruda no esmalte do dente e endurece, o que faz com que só a escovação não seja suficiente para retirá-lo.

O tártaro costuma ficar acumulado justamente em regiões de difícil acesso, como a área abaixo do nível da gengiva e atrás dos dentes inferiores primários.

É por isso que é recomendável visitar o dentista pelo menos de seis em seis meses para fazer uma limpeza profissional. Lá, caso necessário, o dentista pode utilizar instrumentos especiais, como a cureta e o ultrassom, para fazer uma raspagem e retirar o tártaro. 

Aqui na Dental Uni, você encontra o  plano Dental Essencial que oferece limpezas, restaurações, extração de siso e muito mais

Compartilhe este Post!