Menu
Fechar

O que é halitose

Existem muitos motivos que podem levar à halitose. Confira!

Existem muitos motivos que podem levar à halitose. Alguns têm origem fisiológica, como hálito pela manhã, jejum prolongado, dietas descontroladas e determinados alimentos. 

O mau hálito é um dos problemas bucais que mais incomodam. O mau cheiro e gosto ruim na boca podem ter diversas fontes. Pesquisas recentes mostram que existem centenas de possíveis causas para o?mau hálito e de 80 a 90% delas estão na boca.

A saburra, que nada mais é uma placa bacteriana lingual que possui um odor desagradável, combinada ou não à gengivite e periodontite, está entre os maiores responsáveis. Ela deixa a língua amarelada ou esbranquiçada e é formada de restos alimentares, bactérias e células de descamação da mucosa bucal. 

O mau hálito também pode ser motivado por estresse e demais razões sistêmicas, como diabetes, amigdalite, problemas renais, hepáticos ou nas vias aéreas superiores (sinusite, rinite, entre outros). 

O uso excessivo de medicamentos, a ingestão de bebidas alcóolicas e o fumo também podem comprometer o hálito. 

Além disso, a falta de salivação na boca, presença de cáries, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uma dieta com muito alho, cebola e pimenta também ajudam no mau cheiro. 

Para resolver o problema, uma boa higienização diária é a solução. Se persistir, é indicado visitar um dentista para descobrir as possíveis origens e tratamentos. 

Compartilhe este Post!