Menu
Fechar

Como cuidar dos dentes corretamente?

Confira algumas dicas para cuidar dos dentes e evitar doenças bucais!

 

Você provavelmente aprendeu a cuidar dos seus dentes ainda criança. Manter esses hábitos ao longo de sua vida é importante não só para sua boca, mas para sua saúde e bem-estar geral. 

Aqui vão alguns lembretes sobre como realizar uma escovação adequada para manter seus dentes e gengiva o mais saudável possível:

 

Quais são as ferramentas certas?

O primeiro passo é garantir que você está usando a escova e o creme dental correto. Grande parte dos dentistas sugere que a escova tenha cerdas mais macias com uma cabeça pequena, pois permite áreas difíceis mais facilmente. 

A recomendação é que você troque sua escova de dentes a cada três meses ou assim que ela apresentar sinais visíveis de desgaste. Cerdas gastas não são eficientes para limpar os dentes e podem danificar o esmalte e a gengiva. Além disso, também substitua a escova se esteve com a garganta infeccionada, pois as bactérias da infecção podem permanecer na escova. 

Há muitos cremes dentais no mercado. Das mais variadas fórmulas e objetivos, como dentes sensíveis, remoção de manchas ou branqueamento. Solicite ao seu dentista que recomende o creme dental ideal para seus dentes. 

No entanto, para conquistar um sorriso bonito, somente a escovação nem sempre é suficiente, já que sozinha não consegue remover a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam nos dentes, sobretudo nos lugares onde a escova não alcança. Por isso para garantir uma higiene bucal perfeita o uso diário do fio dental é indispensável. 

 

Administrando o tempo

Logo depois de ter todas as ferramentas em mãos, certifique-se de que tem tempo suficiente para cuidar dos seus dentes. A recomendação da Associação Dental Americana (ADA) é que a escovação deve durar 2 minutos e ser realizada três vezes ao dia. A maioria das pessoas não chega nem perto dos 2 minutos de escovação. São só 6 minutos de um dia inteiro. Você tem esse tempo! 

 

Checando a técnica

Escovar por dois minutos não é a garantia que seus dentes ficarão limpos, a menos que você utilize a técnica correta. Utilize movimentos curtos e suaves enquanto escova e assegure-se de escovar até a linha da gengiva e dentes posteriores, regiões difíceis de alcançar. 

Comece pelas superfícies externas dos dentes; escove o topo dos dentes e daí vá para as superfícies externas de baixo. Repita isso para as superfícies internas. Use a ponta da escova quando escovar a parte de trás dos dentes da frente. Então, escove as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores.

Não se esqueça da língua. Sua língua é áspera e pode prender partículas de comida e bactérias. Escová-la removerá qualquer coisa que possa causar mau hálito. 

 

Compartilhe este Post!