Notícias

Câncer bucal

Conheça os sintomas e tratamentos

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

 

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

 

Fatores de risco

 

- Tabagismo:  Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, têm risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.   

 

- Consumo de bebidas alcoólicas.

 

- Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.

 

- Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.

 

- Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. 

 

- A infecção pelo vírus HPV está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe.

 

Saiba como prevenir: 

 

- Não fume;

- Evite o consumo de bebidas alcóolicas;

- Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;

Mantenha uma boa higiene bucal;

- Evite a exposição ao sol sem proteção;

Use protetor solar e chapéu de aba longa.



 

FONTE: INCA 

Compartilhe este Post!