Notícias

10 vantagens de oferecer Dental Uni para seus funcionários

Todo mundo está ciente da importância da saúde bucal, que vai muito além de uma questão estética e reflete até mesmo na autoestima. Percebendo isso, muitas empresas passaram a incorporar entre os benefícios pagos aos colaboradores um plano dental, que garante acesso a tratamentos dentários.

 

Além disso, ao contrário do que muitos gestores pensam, esse tipo de benefício tem um custo bastante acessível, impactando pouco a folha de pagamento. Sem contar que a falta de colaboradores por problemas bucais pode sobrecarregar a produção e comprometer a qualidade dos produtos e serviços.

 

Para reforçar como oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores, listamos neste post algumas vantagens que a sua empresa usufrui ao ter essa assistência. Tenha uma boa leitura.

 

1. Aumenta a satisfação dos colaboradores

 

Está cada vez mais claro para a maioria das empresas, independentemente do setor e do tamanho, que funcionários satisfeitos rendem mais, elevando a produtividade, o que impacta positivamente os resultados.

 

Outra vantagem é que isso ajuda a reter os melhores profissionais, permitindo que eles se desenvolvam dentro do seu negócio. Diante do alto custo para contratar e capacitar novos colaboradores, essa retenção pode gerar uma economia de recursos importante.

 

2. Traz vantagem competitiva diante da concorrência

 

Por se tratar de um benefício não obrigatório, o plano dental pode se transformar em um diferencial competitivo na hora de disputar a contratação de um novo colaborador.

 

Ao saber que a sua empresa oferece tal benefício, a pessoa candidata à vaga tende a priorizá-la diante de outra oportunidade de emprego que não conte com tal opção entre os auxílios oferecidos.

 

3. Aumenta o bem-estar e a autoestima

 

A prevenção e o tratamento dentário garantido pelo plano odontológico melhora o fator psicológico da equipe. Isso porque dificilmente uma pessoa consegue sorrir com naturalidade na falta de algum dente. Do mesmo modo, indivíduos que sofrem com halitose (mau hálito) podem sentir desconforto em se relacionar dentro e fora, comprometendo seu desempenho social.

 

A instrução adequada de um profissional, aliada às medidas preventivas, pode evitar constrangimentos e elevar a autoestima dos colaboradores. Esse resultado deixa a equipe mais confiante e segura de si. Vale muito a pena oferecer esse sentimento de bem-estar ao time.

 

4. Apresenta baixo custo

 

Você pode estar pensando que a inclusão de um plano dental entre os benefícios oferecidos elevará muito os custos da sua empresa. Muito pelo contrário! Diante das vantagens desse recurso, o custo efetivo se mostra relativamente baixo.

 

E isso acontece por diversos motivos. Primeiro, pelo fato de os planos odontológicos terem preço bastante baixo, principalmente se comparados aos planos de saúde. Em um segundo momento, há vários ganhos indiretos, que, ao menos em parte, garantem o retorno do dinheiro investido. Exploraremos esse aspecto nos tópicos a seguir.

 

5. Aumenta a renda indireta do funcionário

 

Os valores de visitas odontológicas são elevados e dificilmente estão previstos no orçamento do seu colaborador. E ainda que ele tenha um aumento salarial, isso nem sempre levará ao aumento das medidas preventivas associadas à qualidade de vida e à saúde.

 

6- Diminui as chances de afastamento por problemas na saúde bucal

 

Tratamentos dentários são custosos. Sem a cobertura do plano, muitos funcionários não teriam condições de arcar com os procedimentos, fazendo com que os problemas dentais se compliquem.

 

Com a saúde prejudicada, aumenta o número de faltas ao trabalho, o que prejudica o desenvolvimento das atividades e, por consequência, os resultados obtidos.

 

7. Facilita o acesso ao tratamento odontológico para a família

 

Por ter custos acessíveis, o plano odontológico para empresas pode incluir familiares. Isso é um diferencial e tanto, pois deixa a equipe ainda mais contente e leal à companhia em que trabalham. Dessa forma, toda a família terá uma boa percepção da empresa, expondo isso a outras pessoas. Eles sentirão prazer em falar bem das políticas internas da organização, destacando os pontos positivos.

 

8. Permite a dedução do Imposto de Renda

 

O valor pago pelos planos dentais pode ser incluído nas declarações de IR das pessoas jurídicas — mais um motivo que torna o oferecimento desse benefício bastante vantajoso para as empresas.

 

Essa dedução não é exclusividade dos planos odontológicos: planos de saúde, vale-alimentação, vale-refeição e outros tipos de auxílio também permitem o abatimento do imposto a ser pago.

 

9. Retém talentos

 

Não se engane: um ambiente de trabalho saudável e um salário compatível com a realidade do mercado profissional não são suficientes para reter talentos. Imagine que um colaborador exemplar não é valorizado na sua empresa e recebe uma proposta do concorrente.

 

A remuneração é idêntica e as expectativas profissionais também, mas a outra empresa concede benefícios atraentes, como o plano odontológico. Diante disso, é bastante provável que o funcionário aceite a oferta.

 

De forma resumida, o incentivo que um talento busca para permanecer na sua companhia está justamente no oferecimento de bonificações vantajosas. Se você, gestor, ainda não atentou para esse detalhe, mude de atitude e adote uma postura estratégica para não perder talentos que fazem a diferença.

 

10. Melhora a imagem da empresa

 

Ao oferecer o plano dental, a percepção positiva do funcionário e de seus familiares diante da empresa aumentará. Com isso, aos poucos, cria-se uma imagem positiva sobre trabalhar naquele lugar.

 

Assim, certamente, a empresa será motivo de comentários elogiosos, por se preocupar com um benefício que não é obrigatório, mas que oferece inúmeras vantagens a quem usufrui deles.

 

FONTE: ODONTO SYSTEM

 

Compartilhe este Post!