Menu
Fechar

Atenção primária em odontologia: a prevenção como ferramenta de saúde bucal

Ir ao dentista regularmente é uma das melhores estratégias para evitar graves problemas nos dentes

Um sorriso saudável, equilibrado e em harmonia com os diversos sistemas biológicos integrados é uma das mais importantes variáveis no contexto da autoestima e qualidade de vida do indivíduo. Portanto, a qualidade de vida relacionada à saúde bucal é um conceito que inclui a percepção subjetiva do bem estar físico, psicológico e social de cada indivíduo.

Saúde bucal

Ter saúde bucal não significa apenas ter dentes e gengivas sadias, mas estar livre de dores crônicas, doenças e agravos que acometam o sistema estomatognático. Saúde bucal implica na possibilidade de uma pessoa exercer plenamente as funções de mastigação, deglutição e fonação, exercitando a autoestima e relacionando-se socialmente sem inibição ou constrangimento, o que contribui para sua saúde geral. Não se pode separar saúde bucal da geral, que está diretamente relacionada com a qualidade de vida.

Prevenção

A prevenção atua para que o paciente não procure o dentista já com a doença instalada, necessitando fazer uma reabilitação oral completa, proveniente da perda de alguns ou vários dentes. A prevenção começa com bons hábitos de higiene bucal e alimentares. Para manter o sorriso saudável, é preciso escovar os dentes e passar o fio dental diariamente, sempre após as refeições e antes de dormir.

Odontomóvel

Para levar a população o conhecimento dos melhores hábitos de prevenção, a Dental Uni possui diversos diferenciais, como Odontomóvel, um consultório odontológico completo disponível para as empresas realizarem ações de prevenção e promoção da saúde bucal em Sipat’s, blitz, semanas da saúde, e também realizar exames periódicos e admissionais, com direito a câmera intraoral, e integração com o prontuário virtual, assim cada beneficiário possui um histórico no sistema onde pode ser consultado a evolução de cada tratamento, agindo preventivamente em problemas que podem ocorrer no futuro.

Mapeamento

A prevenção também é palavra-chave também dentro da cooperativa Dental Uni, através de relatórios e acompanhamento constante do cliente, são realizados trabalhos de mapeamento da saúde bucal dos beneficiários, assim junto a empresa cliente, a Dental Uni realiza palestras, ações teatrais, jogos e outras formas de comunicação buscando de acordo com os hábitos e necessidades já analisadas, criar a conscientização sobre a importância da odontologia.

Compartilhe esta notícia!