Menu
Fechar

Cuidados com a saúde bucal e obesidade

Cuidados com a saúde bucal podem reduzir as cargas de bactérias comuns em pessoas obesas

Este é o mês em que acontece o Dia Mundial Da Obesidade, por isso reforçamos a importância de intensificar os cuidados com a saúde bucal, principalmente neste momento pandêmico. Consistente literatura científica associa o excesso de peso ao surgimento de problemas bucais, a exemplo da periodontite, que é a inflamação nas gengivas, ossos e ligamentos que dão sustentação aos dentes. Caso o tratamento necessário não seja realizado pelo Cirurgião-Dentista, essa inflamação pode evoluir e causar, inclusive, perda dos dentes.

Pessoas obesas são mais suscetíveis a diversos problemas de saúde, o que inclui a saúde bucal, em decorrência da imunidade mais baixa. A má higiene bucal ligada à periodontite e covid-19 tem grande impacto nas infecções respiratórias geradas pelo vírus. Pesquisa publicada no Jornal da Associação Dentária da Califórnia reitera que a defesa contra a inflamação de doenças gengivais pode potencialmente proteger os pacientes contaminados contra complicações respiratórias. Segundo o estudo, as bactérias presentes nas gengivas apresentam risco 22 vezes maior dessa complicação ocorrer.  

Segundo o professor de Cariologia e pesquisador da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, o Doutor em Odontologia Marcos Britto Correa, quando se fala em combate à obesidade é preciso pensar na saúde bucal de forma ampla e integrada à saúde geral. “A obesidade é uma condição de caráter crônico, assim como as principais doenças bucais, sendo causadas por fatores comportamentais comuns, como a dieta rica em açúcares, consumo de álcool e tabaco e outros hábitos deletérios. Precisamos zelar pela adoção de comportamentos saudáveis para prevenir muito além das doenças bucais, como a cárie e a periodontite. Uma rotina saudável previne problemas bucais e uma gama doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e várias formas de câncer”, acrescentou.

A obesidade afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

FONTE: Conselho Federal de Odontologia 

Compartilhe esta notícia!