Menu
Fechar

Faça sua parte no Dia Mundial Sem Carro!

Deixe seu carro na garagem e participe dessa iniciativa em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida

Neste sábado, dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial sem Carro, uma data voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população. Essa data foi instituída em 2000 em outras partes do mundo como World Carfree Day e começou a ser comemorada no Brasil em 2001.

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro, diversas atividades são propostas para mudar o hábito da sociedade de grande uso de veículos automotivos. Em várias partes do mundo, são realizadas campanhas para motoristas deixarem seus carros em casa e irem ao trabalho ou escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou, ainda, por meio do sistema de rodízio de caronas, em que cada dia da semana uma pessoa é responsável por levar um grupo que compartilha da mesma rota.

No Brasil, várias cidades estão reunidas em uma iniciativa em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, com a proposta de, pelo menos nesse dia, estimular as pessoas a usar formas alternativas de transporte ou a prática da carona solidária.

O deslocamento em veículos, apesar de ser muito prático para a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades, atua negativamente na nossa qualidade de vida, pois causa problemas de saúde e até mesmo ambientais. Além disso, o número excessivo de carros atrapalha a mobilidade urbana, causando grandes congestionamentos, que desperdiçam nosso tempo e geram gastos excessivos com combustível.

Quando vários carros são colocados na rua, surge ainda o mais grave dos problemas: a poluição. A qualidade do ar nas grandes cidades é cada vez pior em virtude, principalmente, da eliminação de poluentes por veículos automotores. Entre os principais poluentes eliminados pelos veículos, podemos citar o monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxidos de enxofre, fuligem e poeira.

Os problemas da poluição do ar são variados e atingem tanto o meio ambiente quanto o organismo humano. Entre as principais consequências para o ambiente, podemos citar a acentuação do efeito estufa, o aquecimento global e a acidificação de rios e florestas. Já para os seres humanos, podemos citar os problemas respiratórios, tais como asma , bronquite, irritações nos olhos e intoxicações.

Diante de tantos problemas causados pelo uso de automóveis, o Dia Mundial Sem Carro surgiu como uma forma de lutar contra o impacto negativo gerado pelo uso em massa desse meio de transporte. Assim sendo, aproveite o dia e conscientize-se da importância da redução do uso de carros nas ruas.

 

Dados Importantes:

→ O Brasil possui atualmente, em média, 1 carro para cada 4,4 habitantes.

→ Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de sete milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da poluição ambiental.

 

 

Crescimento da frota

O automóvel é um dos meios de locomoção mais utilizados, trazendo praticidade e agilidade para os moradores dos grandes centros urbanos. Porém, essa facilidade, vem causando um grande impacto no meio ambiente e na nossa saúde.

Mas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas, 15%. Só o Paraná tem mais de sete milhões de veículos, um aumento de 75% em dez anos. Com uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes, o que representa 0,62 veículos por cidadão paranaense, fica fácil supor que em mais dez anos teremos mais carros do que pessoas morando no Estado e em todo o Brasil.

 

Por isso, deixe seu carro na garagem e participe dessa iniciativa!

Uma ótima dica é andar de bicicleta ou praticar a Carona Solidária.

Compartilhe esta notícia!