Menu
Fechar

Encontro de Núcleos

Reuniões tiveram a participação de 460 lideranças de 84 cooperativas do Paraná

A 58ª edição do Encontro de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar foi encerrada, na manhã desta quinta-feira (11/11), com a reunião das lideranças cooperativista da região Oeste do Paraná. O evento teve 180 participantes, representando 22 cooperativas de seis ramos econômicos: agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, consumo e transporte. Ao todo, as quatro reuniões virtuais regionais reuniram 460 cooperativistas, representando 84 cooperativas. O encontro desta quinta-feira foi aberto pelo coordenador do Núcleo Oeste, Valter Pitol, presidente da Copacol, e pelo presidente da Lar e da Lar Credi, cooperativas anfitriãs desta reunião, Irineo da Costa Rodrigues. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou do encontro diretamente da sede da Lar, em Medianeira.

Fortalecimento - Valter Pitol deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância da reunião como um espaço de debates e de comunicação do setor. “É uma oportunidade de diálogo que fortalece o cooperativismo da região oeste e de todo o Paraná”, disse. Na sequência, o presidente Irineo da Costa Rodrigues fez uma breve explanação sobre a Lar, ressaltando os avanços nos aspectos de sustentabilidade ambiental e social, capacitação, inovação e planejamento. Logo após, a superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, abordou os diferentes desafios do setor, em especial em temas que exigem mobilização e ações na esfera política, destacando também a participação da entidade na Cop 26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, em Glasgow, na Escócia. Cases de cooperativas brasileiras serão apresentados aos participantes do evento internacional.

Debate - O presidente do Sistema Ocepar agradeceu a participação dos cooperativistas e lembrou da importância das discussões e debates regionais do setor. “Estamos concluindo esta rodada dos Encontros de Núcleo, evento que realizamos desde setembro de 1991. Há 30 anos, duas vezes ao ano, nos reunimos com cada região, prestamos contas e trazemos novidades para discussão e debate. Diria que nenhuma iniciativa da Ocepar avança sem passar antes pelo debate e discussão nas reuniões de núcleo. Esse é o nosso jeito de trabalhar”, afirmou Ricken. “Destaco a presença de diretorias reunidas, acompanhando em conjunto a reunião. É uma alegria ver esta presença e participação dos cooperativistas da região”, ressaltou.

Programação - Logo após a abertura, o professor da Universidade Mackenzie, Pedro Martins, ministrou palestra com o tema “Estratégia de Desenvolvimento no Cenário Global”. Na sequência, Cláudio Shimoyama, do grupo Datacenso, falou sobre a “Pesquisa de Imagem e Posicionamento das Marcas das Cooperativas do Paraná”. Depois houve apresentação de três projetos em andamento do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200). Por fim, houve espaço para a manifestação dos representantes das cooperativas da região.

Presenças - O encontro de núcleos oeste teve a presença do presidente da Frimesa e diretor da Ocepar, Valter Vanzella, do presidente da Coopavel e também diretor da Ocepar, Dilvo Grolli, da presidente do Conselho de Administração da Sicoob Meridional, Solange Pinzon, além dos cooperativistas Joberson de Lima e Silva, Aguinel Waclawosky, Hiroshi Nishitani e Marcos Roberto Bueno, conselheiros do Sescoop/PR. Também presente Lauro Soethe, conselheiro fiscal da Ocepar.

FONTE: Informe Paraná Cooperativo

Compartilhe esta notícia!