Menu
Fechar

Dia Nacional de Combate ao Fumo - Entenda os efeitos do tabaco na saúde bucal e saiba como parar de fumar

Confira como as substâncias do cigarro prejudicam o seu sorriso

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, por isso a Dental Uni traz algumas explicações sobre os efeitos do tabaco na saúde bucal e uma dica importante para quem deseja parar de fumar!

As doenças pulmonares - câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica - geralmente são lembradas quando se pensa nas consequências do tabagismo sobre a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo passivo mata ao menos 200 mil pessoas por ano no mundo todo e é a principal causa de morte evitável. Mundialmente, cerca de 5 milhões de pessoas fumantes morrem por ano. Mas, uma vez que o consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, não é surpresa que a saúde bucal também esteja incluída. Consumido via oral, o tabaco provoca diversas alterações na flora bucal, onde também causa graves prejuízos à saúde da boca.

Verificação da realidade

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) informa que o tabagismo é a principal causa de morte e doenças nos EUA. Assim, se a pessoa consome cigarros, charutos ou outro produto com o ingrediente, o fato permanece: não existe nível sadio de exposição em um produto de tabaco, mesmo de um derivado. Se a pessoa está em risco para doenças relacionadas ao tabaco, incluindo aquelas que afetam a saúde bucal, o que vai determinar o prognóstico é por quanto tempo ela foi fumante e do número de cigarros consumidos por dia.

Câncer bucal

O câncer bucal envolve a mutação gradual das células sadias na boca e pode ocorrer de várias maneiras. O tabagismo desempenha papel significativo em muitos casos de câncer bucal diagnosticados a cada ano. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 8 entre 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. Sempre que a pessoa inala, as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e pela garganta antes de atingir os pulmões. Com o tempo e a exposição continuada, essas substâncias podem causar mudanças na cavidade bucal que podem levar ao câncer bucal.

Entretanto, essa é uma doença passível de prevenção. Ao evitar o tabagismo e outros comportamentos de alto risco e consultar o dentista regularmente a pessoa poderá se prevenir do câncer no futuro.

Doença periodontal (gengiva)

A doença periodontal, uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resulta de formações de bactérias bucais prejudiciais e pode levar à perda do dente. Mas as bactérias não são as únicas culpadas quando se trata de doenças periodontais. fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença periodontal do que os não fumantes.

O tabagismo interfere no sistema imunológico tornando difícil ao corpo combater as bactérias que causam as doenças periodontais. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva.

Mau hálito e dentes pigmentados

Além dos riscos mais graves de câncer bucal e doença periodontal, o tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário. Além disso, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau hálito. Isso acontece porque o alcatrão entra amarelando tudo o que era branco, e a nicotina vai se depositando em camadas na superfície dos dentes. Além disso, a nicotina também faz com que o seu corpo produza mais melanina, e é por isso que você enxerga manchas escuras nos lábios de alguns fumantes. A melanose do fumante atinge mais as gengivas, principalmente das mulheres. Se você deixar de fumar, a tendência é que as manchas desapareçam em cerca de três anos.

Mantendo os cuidados em casa

A nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema; é por isso que não é fácil deixar o hábito de fumar. Entretanto, se a pessoa for fumante, parar de fumar será um passo importante para melhorar a saúde geral.

Uma vez que deixar de fumar é um grande desafio, a maioria das pessoas precisa de suporte. Não se deve hesitar em conversar com o dentista sobre o desejo de parar de fumar. À medida que a pessoa desenvolve um curso de ação para se ajudar, manter a boca e os dentes limpos poderá ser um incentivo diário para buscar a saúde perfeita.

Benefícios de parar de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

PROGRAMA VOCÊ SEM CIGARRO

Quem fuma sabe que parar não é assim tão simples. Então, nada melhor que contar com a ajuda de quem faz tudo pela sua saúde. O programa Você sem Cigarro, da cooperativa parceira Unimed Curitiba, tem como objetivo incentivar o abandono do tabagismo, a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para participar dos encontros semanais, basta ser um cliente Unimed fumante de qualquer idade.

Objetivo:

Atuar junto aos beneficiários da Unimed Curitiba que fazem uso de tabaco e que desejam parar de fumar e/ou evitar recaídas. Estudos recentes apontam a efetividade da combinação da terapia comportamental e cognitiva associada ao uso de medicamentos. Quem recorre a tal acompanhamento e adere às propostas apresentadas, aumenta em 40% a probabilidade de parar de fumar nos meses iniciais do tratamento.

Quem pode participar?

Beneficiários maiores de 18 anos, pertencentes à carteira da Unimed Curitiba (PF e PJ), tabagistas e que tenham o interesse em parar de fumar.

Estrutura:

  • Inscrição voluntária no programa pelo telefone 3021-4735 ou pse@unimedcuritiba.com.br
  • Entrevista inicial individual com psicólogo responsável, com duração aproximada de 20 minutos.
  • Consultas individuais com médico especialista.
  • 6 reuniões semanais fechadas (60-90 minutos cada, na sede Tarumã).
  • Grupos fechados de até 20 participantes.
  • Acompanhamento com a equipe multiprofissional: médico, psicólogo, nutricionista, educador físico e técnico de enfermagem.
  • Monitoramento após o término do programa.

Ainda está em dúvida se este é o momento certo para parar de fumar? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, quem opta por parar de fumar obtém benefícios imediatamente, como a melhora no funcionamento do organismo, além de ganhos no convívio social.

 

Faça sua inscrição:

Entre em contato pelo telefone 3021-4735 ou envie um e-mail para pse@unimedcuritiba.com.br 

 

Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Programa Nacional do Controle do Tabagismo:
 

https://goo.gl/4lsW0Q

Compartilhe esta notícia!