Notícias

Setembro Amarelo

Prevenção ao Suicídio

 

Neste mês de setembro a Dental Uni Cooperativa Odontológica fortalece a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo. O objetivo é conscientizar a sociedade e ampliar o diálogo sobre o tema como forma de contribuir para redução do número alarmante de pessoas que tiram a própria vida. Neste ano, em específico, a Campanha enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos adolescentes.

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. Ainda segundo a OMS, o Brasil ocupa o oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídios no mundo, algo preocupante na questão da saúde pública do país. Entre os jovens, o suicídio representa a quarta principal causa de morte na faixa etária de 15 e 29 anos.

 

O alerta à prevenção do suicídio precisa ser reforçado tendo em vista que mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.

 

Desde 2015 o Centro de Valorização da Vida (CVV) – criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – disponibiliza em tempo integral, apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail ou chat, 24 horas todos os dias.

 

O Setembro Amarelo mobiliza, em todo o país, diversas ações como a iluminação em amarelo de prédios e monumentos, caminhadas e passeios ciclísticos, palestras, ações dentro de empresas e distribuição de balões amarelos para maior visibilidade à causa.

 

Compartilhe esta notícia!