Menu
Fechar

A importância dos cuidados com a saúde bucal na infância

Confira por que os cuidados com a saúde bucal fazem a diferença quando feitos corretamente na infância

Se a saúde bucal é importante durante toda a vida, precisa de atenção especial durante a infância pois, além de ser uma fase crucial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, é capaz de promover também a educação odontológica. Saiba mais sobre a importância da saúde bucal para as crianças e veja dicas de como desenvolver a educação odontológica dentro de casa! Ao ensinar a importância da saúde bucal para os pequenos, um investimento a longo prazo está sendo feito: dessa maneira, bons hábitos estarão sempre presentes em suas vidas.

Para que isso aconteça, entretanto, é preciso muito mais do que mostrar o que deve ser feito (evitando que a criança simplesmente repita as ações, roboticamente). O ideal a ser feito é explicar todo o processo: os motivos para fazer tal coisa, como fazê-la e o que pode acontecer caso não a faça (consequências). Dessa forma, durante o seu crescimento, a saúde bucal nunca será tratada como algo “esquecível” ou até mesmo como “implicância dos pais”, mas sempre como a prioridade que deve ser.

 

COMO DEVE SER FEITA A HIGIENE BUCAL INFANTIL?

Para uma boa saúde bucal das crianças, os pais devem estar do lado para auxiliar. “As crianças só terão consciência e coordenação motora para fazer bem direitinho a escovação por volta dos 9 anos de idade”, explica a odontopediatra. Antes dessa idade, ela recomenda que, mesmo que o pequeno tenha escovado os dentes, os adultos a façam mais uma vez.

Na lista de itens necessários na hora de higienizar, estão a escova de dentes infantil, o creme dental infantil com flúor e a fita dental. Muitas vezes deixada de lado, a fita dental também deve ser usada nos dentinhos das crianças. Ela é um ótimo item no combate às cáries e a possíveis problemas futuros.

 

E QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ESCOVAS E DOS CREMES DENTAIS?

Durante a higiene bucal, a escova de dentes é a condutora de todo processo. “A escova dental faz a remoção da placa bacteriana das superfícies dos dentes”, comenta. Elas são responsáveis por fazer a limpeza e aumentar a proteção e a durabilidade dos dentes. Restos de alimentos são removidos, principalmente, com o fio dental, mas a escova elétrica também é uma ótima opção nesse tipo de higienização, já que consegue alcançar locais de difícil acesso.

Já os cremes dentais auxiliam a escova. Para os pequenos, é essencial que eles contenham flúor em sua composição. “O creme dental com flúor fortalece os dentes, tornando-os mais resistente ao ataque dos ácidos causadores das cáries”, esclarece Vânia. Esse elemento também a ajuda na prevenção da cárie.

 

COMO ENSINAR MEU FILHO A FAZER A HIGIENIZAÇÃO DOS DENTES SOZINHO?

Para crianças menores de 9 anos, os pais podem ensiná-los, aos poucos, como tudo funciona. É importante, nessa fase, estimular o interesse pela saúde bucal. A dica é procurar formas de tornar a escovação um momento prazeroso e divertido para eles. Quando o pequeno completar a idade necessária, é possível que ele mesmo faça a escovação. Mas esteja ao seu lado sempre para conferir a movimentação feita e a eficácia da limpeza. Se necessário, procure um dentista para ter orientações mais específicas.

Compartilhe esta notícia!